Um novo tempo para Guarujá: inovação, cuidado e trabalho digno.
- WD Sustentabilidade
- 30 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Guarujá está pronto para virar a página. Com espírito público na essência, a nossa cidade esta sendo conduzida a um ciclo histórico de entregas, cuidado e prosperidade. Nosso papel é unir tecnologia, gestão e empatia para transformar a vida das pessoas — com resultados concretos, mensuráveis e inclusivos.
“Um novo tempo começa agora: com foco nas pessoas, rigor na gestão e coragem para inovar.”
Pilares de transformação
Integrar dados, cadastros e sistemas para ter uma visão única do cidadão, reduzindo burocracia e erro, e entregando serviços com agilidade.
Governar com tecnologias centradas no cidadão: serviços simples, digitais quando possível e sempre com opção presencial — alavancando o desenvolvimento econômico e empreendedorismo.
IA com governança ética: tecnologia a serviço do bem comum, com transparência, explicabilidade e combate a vieses.
Automação de processos: menos papel, menos fila, mais tempo de atendimento humano onde importa.
Infraestrutura e cibersegurança: nuvem, resiliência e proteção de dados desde a concepção.
Parcerias GovTech: colaboração com startups, universidades e o setor produtivo para acelerar soluções.
Cuidar das pessoas é prioridade
As tecnologias que implantaremos têm propósito: cuidar de gente. Isso se traduz em aplicações diretas em: Telessaúde, regulação inteligente de filas e atenção primária integrada. Na educação a aprendizagem conectada, combate à evasão e gestão escolar baseada em evidências.
No social cadastro interoperável, busca ativa e benefícios proativos.
Na segurança publica prevenção orientada por dados e respostas integradas.
Na Mobilidade Urbana e cidades inteligentes, trânsito em tempo real, iluminação eficiente e serviços urbanos conectados.
No Meio ambiente, licenciamento digital, monitoramento ambiental e economia de baixo carbono. Com tecnologia os Serviços serão proativos e inclusivos, alcançando quem mais precisa.
Objetivo claro, conectar com pontualidade o que as pessoas precisam com o que o poder publico pode oferecer, principalmente na geração de oportunidades e empregos para todos, trabalho e renda por meio de um conjunto coerente de políticas que mobiliza o poder de inovar, com encomendas tecnológicas, MPEs e startups. Não deixa de ser desafiador, o ato de empreender com balcão único, licenciamento ágil e guias simples de conformidade, promovendo aprimoramento de habilidades e requalificarão com microcredenciais em TI, economia verde, indústria 4.0. Impulsionar dados abertos e a economia digital para que novos negócios floresçam a partir de informação pública de qualidade, fortalecendo a economia verde e do cuidado com projetos que unem sustentabilidade, inclusão e emprego digno. Bora, consolidar a inclusão produtiva territorial com crédito orientado, compras locais e assistência técnica continuada. Podem até dizer: Olha, isso tudo é lindo, quero ver fazer, eu digo "é possível"
A tecnologia nos permite acompanhar indicadores de sucesso em tempo real: Acesso e uso, equidade, eficiência, desenvolvimento econômico e empregos, sustentabilidade e confiança/participação. Isso reduz perdas de recursos públicos e ampliará as ações com precisão e impacto real.
O que já está em curso em Guarujá
Guarujá vem dando passos firmes: modernização de equipamentos nos centros de cidadania, ampliação de serviços, conexão com universidades de ensino tecnológico, identificação de gargalos e acessibilidade ampliada por meio da inovação. É a base concreta sobre a qual construiremos resultados ainda maiores.
Compromisso de liderança
Por fim, reafirmo: a inovação pública não é um fim, é um meio para entregar cuidado, oportunidades e dignidade, com justiça, eficiência e transparência. A função pública — equipada com tecnologia, dados, ética e participação — é capaz de produzir saúde mais oportuna, educação de qualidade, proteção social efetiva, cidades vivas e trabalho digno.
O Prefeito Farid Madi, nesta nova gestão, conduz — com firmeza e escuta ativa — um governo de serviços centrados no cidadão, governança responsável de dados e um ecossistema que una governo, academia, empresas e sociedade civil.
Com metas claras, métricas de valor e execução disciplinada, este período pode gerar um marco histórico de desenvolvimento inclusivo. O novo tempo já começou — e vamos juntos.





Comentários